Aldeias do Xisto organizam Circuito Geo-Raid na Lousã

Conhecida pelas suas encostas e cumeadas, a Lousã é considerada pelos praticantes de BTT como um território mítico. Por isso mesmo, nos dias 17 e 18 de Outubro a aventura vai voltar à Lousã, para uma dose dupla de resistência em BTT.bicicletas1

O pretexto para este Geo Raid são as Aldeias do Xisto espalhadas pelas encostas da Serra da Lousã.Seguindo o formato estipulado para as provas do Geo Raid, a partida e a chegada nos dois dias serão no centro da vila da Lousã.

No sábado, dia 17, as equipas partirão à descoberta do maciço sul da Serra, percorrendo cerca de 100quilómetros de caminhos e trilhos que os levarão a conhecer algumas das mais emblemáticas Aldeias de Xisto, como Gondramaz, Ferraria de S. João ou Casal de S. Simão.

O percurso regressa por terras de Castanheira de Pêra, sempre em cumeada, antes de se embrenhar novamente na vegetação da Serra e descer finalmente para a Lousã, depois de um dia com um forte acumulado de subidas e descidas, mas que se adivinha também recheado de emoções.

bic2

No domingo, após uma noite de recuperação, os aparelhos de GPS irão conduzir os participantes no sentido contrário ao do dia anterior, para a zona Norte da Serra. Mais uma vez o circuito irá ao encontro das Aldeias de Xisto, passando por Aigra Velha, Aigra Nova e Comareira, percorrendo terras de Góis.

Antes de regressar, as equipas descobrirão ainda a zona de Serpins (freguesia da Lousã).

Texto de Cristina Alves
Fotos fornecidas por Aldeias do Xisto

Deixar uma resposta