ADXTUR promove Magusto Tradicional na Aldeia do Xisto do Candal

magusto2É já este sábado, dia 7 de Novembro, que o Grupo Etnográfico da Serra da Lousã regressa à pitoresca Aldeia do Xisto do Candal, em plena Serra da Lousã, para um Tradicional Magusto, “feito à maneira antiga”, onde não irão faltar surpresas e divertimento. A chegada do “fagulho” vai acontecer às 15h30, estando o Magusto e a restante animação previstos a partir das 16h00.

Integrado no III Ciclo Etnográfico da Lousã, promovido pela ADXTUR, Agência Para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto – desta vez, o Grupo Etnográfico presenteia os visitantes com um Magusto aberto à população.

magusto1Durante o Magusto, e como não poderia deixar de ser, serão recriados alguns jogos tradicionais, entre outras animações prometidas pela organização, tais como o Baile Popular com Concertinas e provar as castanhas, apanhadas na mesma serra.

A ADXTUR relembra que “nestas aldeias serranas, as famílias e grupos de amigos costumavam juntar-se à volta de uma fogueira com caruma dos pinheiros (agulhas), onde se assam as castanhas para comer. Para as gentes serranas, a castanha teve uma primordial importância na sua alimentação, tendo sido o principal complemento no seu sustento”.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta