Actividades para ocupar as férias de Verão

As férias grandes estão mesmo à porta e o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões de onde deixar, como ocupar ou o que fazer com os seus mais pequenos.

O Oceanário de Lisboa preparou um workshop onde os miúdos vão poder vestir a pele de actor numa peça de teatro de verdade e passar uma semana entre camarins, aulas de canto, expressão corporal e ensaios de palco, na companhia do elenco e da equipa do musical infantil Careta, a Tartaruga que Defende o Planeta! É o programa Férias com “Cenas” de Teatro, a partir de 25 de junho. Para os mais pequenos, dos 4 aos 9 anos, o tema são os contos tradicionais infantis; os mais velhos, dos 10 aos 12 anos, terão mistérios bem ao estilo das séries policiais para deslindar.

Férias com “Cenas” de Teatro, de 25 de junho a 7 de setembro, das 8h30 às 18h30, com o preço de 200 euros/semana, para inscrições efetuadas até dia 15 de junho. Depois desta data o preço sobe para 210 euros/semana.

Está ainda disponivel  as Férias Debaixo de Água, de 25 de junho a 7 de setembro, das 8h30 às 18h30. Dos 4 aos 9 anos e dos 10 aos 12 anos. O preço é de 40 euros/dia, por participante;os pacotes de 4 dias são a 150 euros; os pacotes de 5 dias, 180 euros.  Para participar é necessário inscrição prévia. Todas as sextas podem ainda participar no Dormindo com os Tubarões nas Férias Debaixo de Água, para crianças a partir dos 6 anos. O bilhete custa 50 euros/por participante (exclusivo para os participantes das Férias Debaixo de Água).

O Museu Colecção Berardo criou duas atividades, Decompor o Olhar e Entre o que vejo e imagino, encontro o que quero fazer, cada uma com a duração de cinco dias, das 9h30 às 17h30, destinadas a crianças entre os 7 e os 12 anos e abertas a famílias e grupos.
 
Estas atividades oferecem a oportunidade de aprender a desenhar e pintar com o Art Academy, um curso de desenho e pintura virtual, disponível para a família de consolas Nintendo DS e Nintendo 3DS (em 2D). O custo de cada atividade é de 145 euros, com almoço incluído.
 
De 9 a 13 de julho e de 6 a 10 de agosto terá lugar a actividade Decompor o Olhar. Nesta actividade, e como quem olha e vê pela primeira vez uma obra de arte, os participantes vão construir pensamentos e raciocínios que os levarão a compor uma obra de arte. Graças à fotografia, ao desenho e à pintura, irão viajar entre o virtual e o real, entre a ideia e a concretização.
 
A segunda atividade proposta é Entre o que vejo e imagino, encontro o que quero fazer, de 27 e 31 de agosto. A construção de projetos e obras de arte nasce sempre num espaço entre a imaginação e a realidade. Nesta atividade os projetos nascem entre o que os participantes veem e aprendem ao visitar a Colecção Berardo e o que conseguem fazer com os materiais que estão na oficina. Ambas as atividades foram concebidas e orientadas pelos monitores pedagógicos do Museu Colecção Berardo, Marília Pascoal e Afonso Gil. Para participar nas actividades é necessário marcar com o Centro Educativo do Museu Colecção Berardo.
 
O Museu da Marioneta organiza nas férias de Verão Oficinas de Continuidade com a duração de uma semana, os participantes têm a oportunidade de elaborar um trabalho mais profundo, explorando as diferentes expressões que estão ligadas ao teatro de marionetas: a criação da história, a montagem de cenários, construção da marioneta e sua manipulação. De 19 a 22 de Junho, das 10h00 às 17h00 vão poder participar Em busca dos monstros perdidos. Em cada manhã vão ter a oportunidade de criar um ser imaginário a partir de diferentes técnicas de manipulação: marionetas de vara (1º dia), marionetas de sombra (2º dia),marionetas de fios (3º dia) e máscaras (4º dia). Indicado para crianças dos 6 aos 12 anos. É necessário marcação prévia.

De 3 a 6 de Julho acontece o Atelier Quatro dias, quatro espectáculos, a explorar um país chamado Indonésia, com uma longa tradição na arte das marionetas. Durante quatro dias vão conhecer quatro técnicas ancestrais de representação e aprender a contar histórias. A participação diária custa 25 euros, os quatro dias são 80 euros (não inclui almoço) e é necessário inscrição prévia. Indicado para crianças dos 6 aos 12 anos.

 

  O Museu do Oriente propõe um Atelier de Caligrafia Chinesa, de 2 a 4 Julho, 9 a 11 Julho, 16 a 18 Julho, com o formador Zhang Wei-Min, onde os miúdos vão aprender a desenhar os caracteres que unificam o mandarim, cantonês, xangainês, taiwanês, entre outros e aprender como se escreve em chinês. É necessária marcação até 25 de Junho (1ª sessão), 2 de Julho (2ª sessão) e 9 de Julho (3ª sessão). Das 10h00 às 12h30, para crianças dos 7 aos 12 anos. As três manhãs tem o custo de 60,00 euros. 

Para os apreciadores de b.d., em particular de Manga, o Museu do Oriente preparou um Workshop prático de criação de banda desenhada no estilo manga de 12 e 13 de Julho, 9 e 10 de Agosto ou 6 e 7 de Setembro. Os formadores (autores da revista manga Banzai) utilizam uma abordagem hands-on, e vão fornecer as bases para a prática do desenho manga e criação de páginas de banda desenhada. É necessária marcação até 5 de Julho (1ª sessão), 2 de Agosto (2ª sessão) e 30 de Agosto (3ª sessão). O horário no 1º dia é das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00; 2º Dia das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. Indicado  a partir dos 12 anos. O preço é de 60,00 euros/participante (almoço não incluído).     

 

 

 

O Atelier Era uma vez um mundo… ensina a história que, sendo de todos, não é de todos conhecida: a história do mundo em que habitamos. De 23 a 27 Julho ou 13 a 17 de Agosto. É necessária marcação até 16 de Julho (1º sessão), 6 de Agosto (2ª sessão). Indicado para crianças dos 7 aos 12 anos. Das 10h00 às 13h00 e 14h30 às 18h00. O preço é de 20,00 euros/dia; o almoço é opcional e tem o custo de 6,15 euros. Desconto de 30% na inscrição do segundo filho (oficina completa) e/ou desconto de 30% na inscrição em mais do que uma oficina (completa).

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorHotel Vila Galé Albacora inaugurou Centro de Mergulho
Próximo artigoRota das Tabernas mostram os melhores Sabores do Alentejo até dia 14 de junho

Leave a Reply