Actividades no Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda recebe os Solistas da Metropolitana com o Quarteto de Câmara no dia 24 de Março, sábado, às 16h00, na Sala D. Luís, com Bryony Middleton no oboé, Adrian Florescu no violino, Gerardo Gramajo na viola, Ana Cláudia Serrão no violoncelo e Savka Konjikusic ao piano. O Quarteto vai interpretar peças de Gordon Jacob, Quarteto com Oboé, de Bohuslav Martinu, o Quarteto para Oboé, Piano, Violino e Violoncelo, H. 315 e de Ludwig van Beethoven, o Quarteto com Piano em Ré maior, WoO 36/2.

O Palácio Nacional da Ajuda propõe a palestra por Maria do Rosário Jardim e Inês Líbano Monteiro sobre A Prata de Aparato das Cerimónias Régias (a partir da 2.ª metade do século XVIII) no dia 27 de Março, terça-feira, às 18h30. É necessário marcação prévia. O bilhete custa 6 euros.

A palestra recai sobre um grupo de vinte e três obras em prata dourada lavrada, peças essas que serviram nas grandes solenidades da Casa Real portuguesa até ao fim da Monarquia, como o Lava-pés de Quinta Feira Santa ou os Baptismos régios.

Está ainda patente a Exposição 25 Anos de Aquisições e Doações que pretende dar a conhecer uma selecção de peças doadas ao Palácio da Ajuda ou adquiridas nos últimos 25 anos. Destacam-se ainda as dez salas objecto de restauro e reconstituição histórica, ao abrigo do programa Uma Sala, Um Mecenas. A mostra desenrola-se no percurso museológico, dando especial enfoque às peças que outrora pertenceram à Casa Real, desde jóias, peças de ourivesaria, móveis, aguarelas, gravuras, cerâmicas, vidros, têxteis, ou objectos do quotidiano.

25 Anos de Aquisições e Doações está patente até dia 6 de setembro de 2012, das 10h00 às 17h30, encerra às 4as feiras. O bilhete é o bilhete de ingresso do Palácio Nacional da Ajuda, no valor de 5 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta