Abre hoje o Ano Portugal – Brasil

Arranca hoje oficialmente o Ano do Brasil em Portugal, com uma cerimónia, que irá decorrer no Museu Berardo, e que promete trazer muitas iniciativas até à capital durante os próximos meses. Paralelamente à abertura vai também decorrer a inauguração da mostra Hélio Oiticica – o Museu é o Mundo.

A cerimónia vai contar com as presenças dos artistas Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Julião Sarmento, dos escritores Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura e algumas figuras do estado.

Na zona do Rossio arranca a iniciativa Leya no Rossio, na Praça D. Pedro IV em Lisboa, que vai decorrer de 20 a 23 de setembro das 10h00 às 00h00, e onde vai ser possível usufruir de uma feira do livro de Portugal e do Brasil, de encontros com escritores, espetáculos de teatro, música, poesia, performance, vídeo, escrita criativa, animação infantil e gastronomia.

No fim-de-semana é a vez de se ouvirem vozes brasileiras no Terreiro do Paço, nomeadamente no sábado à noite, Ney Matogrosso e Monobloco e no  domingo, às 17h00 o concerto “O Brasil abraça Portugal” com Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Carminho, Boss AC e Paulo Gonzo.

A entrada é gratuita em todas as iniciativas.

Texto de Joana Resende
Foto de arquivo C&H de Natacha Brigham

Deixar uma resposta