A vida de D. Manuel II no exílio vista por historiador espanhol

O historiador espanhol Ricardo Mateos Saínz de Medrano estará em Lisboa nos dias 29 e 30 de novembro para falar do seu livro, sobre a vida de  D. Manuel II, publicado em Portugal pela Esfera dos Livros. Esta obra – D. Manuel II, o último rei de Portugal – A vida no exílio – foca-se sobre a época menos conhecida da história do último rei de Portugal, durante o seu exílio em Inglaterra, após a queda da monarquia.

Com este livro viajamos no tempo desde a triste queda da monarquia portuguesa nos últimos anos da dourada Belle Époque até à crise económica e política que levou à Segunda Guerra Mundial. Descobrimos o vínculo forte que o unia à sua mãe, a rainha D. Amélia, a sua relação com a pátria que o acolheu, Inglaterra, e o seu amor profundo por Portugal, um país, um trono a que tentou regressar, mas a que nunca retornaria.

Conhecemos grandes personagens como o rei Jorge V, seu primo e apoio fundamental, Alfonso XIII de Espanha, outro primo que lhe desperta os receios frente às ambições expansionistas, Guillermo II da Alemanha, a sua amada atriz Gaby Deslys, os amigos de diversão na noite londrina, e outras distintas princesas que poderiam ter-se tornado rainhas de Portugal. A sorte coube à princesa Augusta Vitória de Hohenzollern, leal companheira, ela própria uma figura desconhecida e contestada numa Inglaterra em guerra com a Alemanha.

D. Manuel II, o último rei de Portugal – A vida no exílio, de Ricardo Mateos Saínz de Medrano, Esfera dos Livros.

Artigo anteriorSudoeste prepara-se para o Festival Milfontes, MilGuitarras
Próximo artigoPassatempo: Thema Hotels – Antestreia VIP Comme Un Chef – Resultados

Leave a Reply