Rua das Gaivotas 6 Propõe Um Programa Muito Diversificado Até Março

unnamed (69)O novo espaço cultural de Lisboa – Rua das Gaivotas 6, com direcção artística do Teatro Praga, apresenta neste primeiro trimestre uma programação muito variada com forte aposta na produção contemporânea de novos espectáculos de teatro, dança, artes visuais, música, e novas ideias para a literatura e o pensamento.

Hoje tem estreia marcada The Lung, de Lígia Soares, Rita Vilhena, Rui Lima e Sérgio Martins, que vai ficar em palco até dia 31 de janeiro. Um espectáculo como um organismo vivo, constituído por ar e amplificadores, que revela através da ausência o que se toma por adquirido.

Em fevereiro, regressam dois projectos já habituais no espaço: Diz lá, Poeta! são sessões mensais de poesia declamadas por O Copo (Nuno Moura e Paulo Condessa), seguidas por um recital de cravo pelas mãos da cravista Joana Bagulho. As sessões decorrem até junho em articulação com diversas escolas da cidade.

O segundo é o projeto Old School, de artes visuais da curadora Susana Pomba, que se apresenta também mensalmente, nas horas úteis de uma noite apenas, desafiando um artista plástico a reavaliar o seu trabalho, experimentar novos suportes ou novas colaborações, ou ainda realizar ideias guardadas em gavetas.

Em março, é a vez do Festival Cumplicidades – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa (produção: EIRA), regressar, depois de uma estreia piloto em 2015. Nesta sua 2ª edição, o festival foca-se na palavra “processos” e na relação dos coreógrafos com o seu tempo de investigação artística e criação, como cerne do programa que se desenha em espectáculos, workshops, palestras e conversas.

E para terminar os 5º Encontros O Que um Livro Pode propõem continuar a abordar o livro ilustrado para a infância, desta vez destacando as especificidades do livro de artista. Um programa de três dias de conversas, exposições, ateliers para crianças e feira de livros de edições de artista e publicações nacionais independentes.

As entradas podem ser adquiridas no local.

Texto de Elsa Furtado

Artigo anterior6ª Edição do Córtex Decorre em Sintra de 18 a 21 de Fevereiro
Próximo artigoBiblioteca Nacional Apresenta Mostra de Serigrafias

Leave a Reply