A quinta edição do Cine Fiesta estreia em Lisboa de 21 a 25 de novembro seguindo depois para o Porto

A celebração do cinema espanhol vai acontecer a partir de dia 21 e até dia 25 de novembro com a quinta edição do Cine Fiesta, iniciativa de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro, da Secretaria de Estado da Cultura de Espanha, e em colaboração com a ZON Audiovisuais e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Vai contar com filmes de ficção, documentários, cinema de animação assim como com uma homenagem ao realizador Víctor Erice, podendo o público contar também com algumas estreias de filmes em Portugal. Assim, ter-se-á Blancanieves de Paulo Berger e Fin de Jorge Torregrossa que serão exibidos no cinema São Jorge em Lisboa.

No mesmo local, de destacar na área da animação o filme Arrugas de Ignacio Ferreras que trata dos temas da solidão, do isolamento e da amizade na velhice.

Irão também ser exibidos quatro documentários na Cinemateca Portuguesa que colabora com este festival pelo segundo ano, podendo os espetadores desfrutar de Mercado de Futuros, o último filme de Mercedes Álvarez e Guest de José Luis Guerín. A homenagem ao realizador Víctor Erice far-se-á com uma retrospetiva do seu trabalho nomeadamente com El espíritu de la colmena (1973), El sur (1983) e El sol del membrillo.

Segundo Rafael Cabrera, diretor de políticas de marketing do ICAA, o Cine Fiestatem como objetivo desvendar ao público português a riqueza e a diversidade do cinema espanhol e permitir um encontro com os realizadores e artistas espanhóis que vêm participar nesta verdadeira celebração do cinema.

O Cine Fiesta estreia no dia 21 de novembro às 19h00 no Cinema São Jorge com o filme Mientras Duermes, de Jaume Balagueró seguindo para o Porto no dia 26 de novembro onde fica até dia 2 de dezembro, e estará em várias salas da cidade, no Teatro Campo Alegre, na Biblioteca Almeida Garrett e no Cinema Zon Lusomundo Dolce Vita Porto, com a mesma programação.

Para mais informações poder-se-á consultar o site .

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta