“A Noite do Teu Aniversário” de Lionel Shriver

Noite aniversario

Irina McGovern, ilustradora de livros infantis, vive confortavelmente com Lawrence Trainer, namorado de longa data, especialista em estratégia antiterrorista, que compensa em segurança a sua falta de ardor.

Todos os Verões almoçam com o jogador profissional de snooker Ramsey Acton, para celebrarem o aniversário deste.

Certo ano, depois do divórcio de Ramsey e quando Lawrence, se encontra em Sarajevo, Irina e Ramsey jantam juntos, e depois de alguns cocktails e marijuana, Irina sente-se tentada a beijar Ramsey.

Basicamente, a história resume-se a um beijo, para o qual a protagonista está indecisa se avança ou não. Se trai o marido, a quilómetros de distância naquela noite, ou não. Se ignora o poder daquele homem ou se deve deixar-se levar por ele. Se finge que está tudo bem com a sua relação ou se faz o que tem vontade naquele momento.

É assim que começa este livro e é assim também que termina. Até lá, a autora Lionel Shriver divide o livro em narrativas paralelas, alternando capítulos sobre o que acontece na vida da protagonista a partir do momento em que esta decide beijar Ramsey e, simultaneamente, ao decidir não o fazer.

Lionel Shriver, é jornalista e autora de vários livros. A Noite do Teu Aniversário, seu oitavo romance, é um obra provocatória, escrita de forma objectiva, capaz de gerar discussões. Mais do que um retrato detalhado de uma densa relação e das personalidades que o compõem, fala sobre as escolhas que se fazem e sobre as respectivas consequências.

Uma edição Bertrand Editora.

Deixar uma resposta