A Música do Mundo enche Sines entre 18 e 26 de julho

fmm-sinesA 16ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2014 volta a Sines em 2014. De 18 a 26 de julho, a costa alentejana recebe as mais diferentes sonoridades dos cinco continentes. Até ao momento estão já confirmados mais de 20 artistas nacionais e internacionais.

 

De Portugal destaque para a recentemente consagrada Gisela João, a fadista nortenha que em 2013 lançou o álbum homónimo e, desde então, tem enchido as mais diversas salas de espetáculos. Marca também presença o multi-instrumentista Júlio Pereira, celebrizado pelo domínio do cavaquinho, que com mais de 20 discos gravados é uma das referências das sonoridades tradicionais portuguesas. The Soaked Lamb completam o trio de artistas nacionais, num registo swing e blues do início do século XX.

 

Do continente africano, estarão presentes o Nástio Mosquito, cantor e performer contemporâneo de Angola, e Mó Kalamity, artista reggae cabo-verdiana entretanto naturalizada em França.

 

Da Ásia surge uma extensão representação no FMM Sines 2014. Da China, os Ajinai trazem consigo um espetáculo folk cosmopolita, que encontra na Mongólia interior a sua referência base. Já da Índia, serão 4 os espetáculos a acontecer: Niladri Kumar, intérprete do sitar (instrumento típico indiano); Bachu Khan, representante da cultura cigana indiana; o grupo Jaipur Maharaja Brass Band, com os ritmos populares do Rajastão (noroeste do país); e a performance de dança Mudiyett, tradição do sudoeste indiano.

 

Do Irão vêm: Kayhan Kalhor, embaixador da música persa, acompanhado pelo turco Erdal Erzincan; e Mohammad Reza Mortazavi, criador e intérprete dos tambores de mão persas. De Israel, os instrumentistas Istiklal Trio interpretarão músicas originais e composições clássicas turcas, reinterpretada à luz de outras sonoridades mais contemporâneas. Já da Coreia do Sul, apresenta-se o quinteto Jambinai, munidos de diversos instrumentos tradicionais para interpretar o seu rock experimental.

 

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e estão custam 10 euros por dia ou 35 euros para o passe completo, se adquirido até ao dia 30 de abril (depois passa a custar 40 euros).Além dos concertos pagos, existirão vários concertos gratuitos em diferentes dias. Para mais informações consulte o site do festival

??

Grupos confirmados para a edição de 2014:

Angélique Kidjo (Benim / EUA)

Oliver Mtukudzi & The Black Wizards (Zimbabué)

Fatoumata Diawara & Roberto Fonseca (Mali / Cuba)

Mamar Kassey (Níger)

Nástio Mosquito (Angola)

Gisela João (Portugal)

Júlio Pereira (Portugal)

The Soaked Lamb (Portugal)

Mó Kalamity & The Wizards (Cabo Verde / França)

Kayhan Kalhor & Erdal Erzincan (Irão / Anatólia – Turquia)

Mohammad Reza Mortazavi (Irão)

Istiklal Trio (Israel)

Jambinai (Coreia do Sul)

Ajinai (China)

Niladri Kumar (Índia)

Mudiyett (Índia)

Bachu Khan (Rajastão – Índia)

Jaipur Maharaja Brass Band (Rajastão – Índia)

Balkan Beat Box (Israel / EUA)

ShazaLaKazoo (Sérvia)

Jagwa Music (Tanzânia)

Jungle By Night (Holanda)

Meridian Brothers (Colômbia)

Orange Hill (Colômbia)

Smadj “Fuck the DJ” (Tunísia / França / Marrocos / África do Sul)

Acid Arab (França)?

Texto de José Espinhaço Gomes

Deixar uma resposta