Montanha Francesa preparada para receber a temporada de esqui

A temporada de esqui 2012-2013 prepara-se nas estâncias de esqui de França. A grande maioria das estâncias dos Alpes Franceses e dos Pirenéus Franceses abrem em meados de Dezembro, assim algumas já estarão abertas nos feriados do início do mês de Dezembro.

Muitas das estâncias de esqui em França estão interligadas por meios mecânicos, permitindo-lhe aproveitar quilómetros de pistas com um único forfait.

Os Alpes franceses oferecem uma gama de diversa e variada, das grandes estâncias internacionais a aldeias encantadoras, existindo quatro tipos – tradicionais, estâncias de desporto, de moda e familiares. Já os Pirenéus Franceses têm cerca de 40 estâncias de ski, assim como 2 000 km de pistas para o ski de fundo.

A Estância de Saint Lary Soulan, nos Pirinéus Franceses, tem preparada a seguinte agenda: de 18 a 23 de Dezembro acontece o Festival International du Film Free Ride, a 30 de Dezembro é o World Snowboard D Day. De 18 a 20 de Janeiro de 2013 vai decorrer o Festival Salsa en la Montana, já de 9 a 16 de Março vai ser a vez do Festival Music à la Neige, e nos dias 9 e 10 de Março acontece ainda o Xtrem Freeride. O mês termina com La Poney Session TTR4, de 22 a 24 de Março.

As estâncias dispõem do Skipass, ou seja, paga-se só o que se consome. Estes cartões magnéticos permitem usufruir de ski à medida, por dia, meio-dia ou mesmo à hora. Estes cartões oferecem ainda uma vantagem adicional, evitam a perda de tempo na fila das bilheteiras, pois são recarregáveis online.

Os Offices de Tourisme organizam animações, eventos e ofertas especialmente dedicadas às famílias ao longo de toda a estação, de Ateliers recreativos, semanas temáticas, visita de quintas, passeios em trenós puxados por cães, entre outras. Na montanha, não há apenas ski. Pode aproveitar para experimentar os Trenós de cães, raquetes de neve, ski-joëring, speed-riding, Ice-diving (mergulho em lagos gelados), bobsleigh, polo… Algumas estâncias estão mesmo dotadas de aldeias de iglôs, onde depois de uma caminhada em raquetes, é possível partilhar momentos de convívio de uma refeição à moda da montanha, sob um iglô, yourte ou tipi.

A tecnologia também já chegou às estâncias, que dispõem de aplicações para Smartphone e às “vídeo zonas” sobre as pistas, que permitem filmar as proezas e recebê-las em direto por mms.

A montanha francesa é acessível a todos os orçamentos, basta um pouco de cuidado e escolher as menos caras, menos frequentadas, ou escolher certos períodos como na semana do Natal ou no mês de Abril, oferecem preços mais atractivos. Outro cuidado é fazer o Early Booking, antecipando a compra o preço é mais baixo. Pode ainda co-aproveitar as suas férias e optar por co-conduzir, co-esquiar, co-alojamento…

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta