A magia do Natal em Óbidos

Por Cristina Alves (texto)
Fotos de FM para o C&H

A magia do Natal enche as ruas e a zona do castelo da Vila de Óbidos até ao dia 3 de janeiro, com mais uma edição da Vila Natal, que tem como tema “Era uma vez…”, e que este ano tem uma forte componente social, com o lançamento da campanha de solidariedade “Gorro de Natal”, em prol do projecto “Olha-te”, de apoio a doentes com cancro. 

Como já é habitual, na Cerca do Castelo está montada uma pista de gelo que, pelo terceiro ano consecutivo, que é garantida pelo Hóquei Clube das Caldas e onde pequenos e graúdos podem experimentar as alegrias da patinagem no gelo. A Casa do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos são dois dos pontos altos do evento, que convida ainda os visitantes a percorrer um labirinto de Natal, andar no Carrossel Mágico, escorregar na rampa de gelo, acelerar na pista de karting, pular nos insufláveis e retemperar forças com um bebida no Bar de Gelo, a fazer lembrar o Pólo Norte pelo frio que se faz sentir lá dentro. Neste ambiente gelado, apenas as bebidas (ginja, vodka e sumo de laranja) estão em estado líquido.

Para quem preferir uma bebida quente, aconselhamos uma ida até ao bar da Heidi, e beber um chocolate quente, num copo em forma de torre, inspirado nas muralhas do castelo. Para os mais gulosos, amêndoas ou amendoins caramelizados, com um cheiro tentador enchem as ruas de acesso ao castelo.

Outras músicas e outras histórias são a oferta diária no certame que estreia mais dois espetáculos infantis: o musical Sonho de Natal e a peça Tesouro de Natal, entre muitas animações espalhadas pelo recinto. Os espetáculos estão a decorrer no auditório da Casa da Música e, pela primeira vez, está a ser realizado um espectáculo diário no recinto do evento, na Cerca do Castelo.

Na praça de Santa Maria está exposto um presépio gigante e as árvores de Natal das empresas e colectividades do concelho voltaram à entrada da vila, que está toda iluminada com leds de custo reduzido. Também na vila está a decorrer uma esposição de Pais Natais e de presépios.

A vai estar a funcionar até dia 3 de janeiro, entre as 10h00 e as 20h00, com excepção dos dias 24 e 31 de Dezembro (em que o encerramento será antecipado para as 16h00) e nos dias de Natal e Ano Novo, em que abrirá apenas entre as 16h00 e as 20h00. O custo do bilhete é de cinco euros.

Obidos.com associou-se à Vila Natal

A Obidos.com – Associação Empresarial do Concelho de Óbidos à semelhança dos anos anteriores associou-se à Vila Natal no sentido de enriquecer o evento e transmitir ainda mais alegria às crianças. Criou um espaço na Rua Direita, na antiga cantina municipal, com o Pai e Mãe Natal para os mais pequenos. No mesmo local, e pela primeira vez, têm um espaço solidário com a mostra e venda de produtos artesanais feitos pelos idosos dos centros de convívio da rede Melhor idade, onde o dinheiro conseguido reverterá a favor das IPSS’s locais.

Aos mais novos foi também lançado um desafio: na compra de um postal no comércio local podem formular um desejo e no final a associação escolherá um para concretizar.

Deixar uma resposta