Festival Todos – Caminhada de Culturas 2010 arrancou hoje

Pelo segundo ano, a festa das culturas acontece novamente durante quatro dias – de 16 a 19 de Setembro, e tem como desafio “Viajar de novo pelo mundo sem sair de Lisboa”. Com organização da Câmara Municipal de Lisboa, através do Gabinete Lisboa Encruzilhada de Culturas e da Associação Academia de Produtores Culturais, liderada por Miguel Abreu, Todos – Caminhada de Culturas, 2010 irá decorrer entre a Praça do Martim Moniz, o Largo do Intendente e os Anjos.

Dar a conhecer um território onde vivem comunidades de outros países, provenientes da África e do Oriente, com as suas tradições culturais e actividades de lazer e de trabalho, é outra das finalidades do evento, cujo programa propõe passeios a pé, concertos e circo nas praças, espectáculos de teatro, dança e música, dentro de casas do bairro e oportunidades para participar em ateliers para aprender a cantar e a cozinhar.

Entre os espectáculos previstos, todos de entrada gratuita, destaca-se o Circo Cigano Romanès, que se apresenta pela primeira vez em Portugal, numa tenda a instalar no Largo do Intendente, uma peça de teatro baseada na obra de Shakespeare Otelo, pela companhia italiana Teatro delle Briciole, e ainda a dança, com o projecto A Vós de Ainhoa Vidal, que conta com a participação de bailarinos e moradores da cidade.

Na música vai também haver um concerto com Aldina Duarte, a fanfarra Kokani Orkestar, da Macedónia, atravessará as ruas do bairro com os seus sons de metais e um concerto que reúne o guitarrista António Chaínho e a cantora chinesa Gong Linna.

Tal como aconteceu no ano passado, esta edição convidou fotógrafos que captaram imagens do bairro, com a novidade de ter introduzido a cor nas fotografias e, em vez de serem apresentadas em grandes dimensões, serão distribuídas ao público em pequenos postais.

Toda a programação está disponível aqui, no blog do evento.

Texto de Cristina Alves
Artigo anteriorHedda estreia hoje no Teatro São Luiz em Lisboa
Próximo artigoAlmada recebe Expensive Soul no 1º Festival da Mobilidade do país

Leave a Reply