Festival Todos – Caminhada de Culturas 2010 arrancou hoje

Pelo segundo ano, a festa das culturas acontece novamente durante quatro dias – de 16 a 19 de Setembro, e tem como desafio “Viajar de novo pelo mundo sem sair de Lisboa”. Com organização da Câmara Municipal de Lisboa, através do Gabinete Lisboa Encruzilhada de Culturas e da Associação Academia de Produtores Culturais, liderada por Miguel Abreu, Todos – Caminhada de Culturas, 2010 irá decorrer entre a Praça do Martim Moniz, o Largo do Intendente e os Anjos.

Dar a conhecer um território onde vivem comunidades de outros países, provenientes da África e do Oriente, com as suas tradições culturais e actividades de lazer e de trabalho, é outra das finalidades do evento, cujo programa propõe passeios a pé, concertos e circo nas praças, espectáculos de teatro, dança e música, dentro de casas do bairro e oportunidades para participar em ateliers para aprender a cantar e a cozinhar.

Entre os espectáculos previstos, todos de entrada gratuita, destaca-se o Circo Cigano Romanès, que se apresenta pela primeira vez em Portugal, numa tenda a instalar no Largo do Intendente, uma peça de teatro baseada na obra de Shakespeare Otelo, pela companhia italiana Teatro delle Briciole, e ainda a dança, com o projecto A Vós de Ainhoa Vidal, que conta com a participação de bailarinos e moradores da cidade.

Na música vai também haver um concerto com Aldina Duarte, a fanfarra Kokani Orkestar, da Macedónia, atravessará as ruas do bairro com os seus sons de metais e um concerto que reúne o guitarrista António Chaínho e a cantora chinesa Gong Linna.

Tal como aconteceu no ano passado, esta edição convidou fotógrafos que captaram imagens do bairro, com a novidade de ter introduzido a cor nas fotografias e, em vez de serem apresentadas em grandes dimensões, serão distribuídas ao público em pequenos postais.

Toda a programação está disponível aqui, no blog do evento.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta