A Festa De André Ou Uma Estória Para Descobrir Em Belas Pela BYfurcação

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

O jovem André vai para a Guerra, recebeu a convocação em casa, e depois do choque inicial vai ter que contar à família, antes disso, porém, imagina como esta vai reagir… triste, amargurada, revoltada e com medo, recusando-se a deixá-lo ir … mas ele vai … e depois quando regressar é recebido com uma festa. Mas será que vai ser mesmo assim?

É a esta pergunta que os espectadores de A Festa vão tentar responder, no novo espetáculo da bYfurcação – Associação Cultural, que estreou esta sexta feira na Quinta Nova da Assunção, em Belas.

O espetáculo, de teatro imersivo, é da autoria de Mário Abel, que também encena, e se estreia neste género teatral com co-encenação de Lúcia Magalhães.

Durante cerca de 1h30, os espectadores vão poder assistir ao desenrolar da estória, e seguir as personagens, de cena para cena, ao longo de toda a Casa. Podendo assim descobrir ou saber o que se passou com André, a irmã Rita e os seus pais.

Apesar de ser um espetáculo de teatro imersivo, não é possível interagir com os atores, mas pode-se tocar em objetos, ler bilhetes, circular pelas salas abertas à vontade, para conhecer e perceber a estória.

No final, cada um terá uma estória diferente para contar, ou não … depende do percurso e interpretação que fizer.

Ao contrário do que costumamos fazer, vamos aqui fazer um spoiler: Esta não é uma peça de terror, nem de fantasmas ou espíritos, é uma peça de teatro – com uma estória para contar, em que o espectador vai seguir os atores e presenciar alguns factos, e vivenciar a peça como se estivesse dentro dela … e mais não dizemos.

A Festa conta com encenação de Mário Abel e interpretação de Carlos Gonçalves, Carlos Paiva, Daniela Casimiro, Filipe Santos, Paula Sousa e Paulo Quedas. A música original é de
Nuno Cintrão e os figurinos, cenografia e adereços de Flávio Tomé.

A produção é da Byfurcação Teatro em coprodução com a Câmara Municipal de Sintra.

A Festa pode ser vista de 30 de junho a 30 de setembro, às sextas e sábados, às 21h30, na Quinta Nova da Assunção em Belas. Está classificada para maiores de 16 anos e tem a duração de 90 minutos. Cada sessão está limitada a 50 pessoas. Os bilhetes custam 15 euros, e estão à venda no local no dia do espetáculo, online e outros locais habituais, no entanto convém fazer reserva previamente por telefone: 93 810 96 44 ou 93 456 57 53, ou por email: reservas@byfurcacao.pt.

Artigo anteriorFado E Flamenco Encontram-se Em Badajoz
Próximo artigoMerrell Lançou Novos Modelos Para Explorar A Natureza Em Pleno