A companhia Trigo Limpo leva a cena A Viagem do Elefante de Saramago

elefanteCom estreia prevista a 29 de junho, em Figueira de Castelo Rodrigo, a companhia Trigo Limpo teatro ACERT apresenta A Viagem do Elefante. Este projeto de teatro de rua, desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, reflete a obra do autor e irá percorrer a Rota O Caminho de Salomão em 2013 e 2014. 

A peça passará pelos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo (estreia a 29 de junho), Castelo Branco (6 julho), Pinhel (13 julho), Sabugal – Sortelha (27 julho), Fundão (2 agosto), Museu do Douro em São João da Pesqueira (31 agosto) e Tondela (7 setembro). O Elefante Salomão encerra as Festas de Lisboa, na Praça do Município nos dias 14 e 15 de setembro. Em 2014 o espetáculo entra em digressão internacional, com passagem por Espanha, Itália e Áustria.

Trata-se de um espetáculo teatral onde se cruzam outras disciplinas artísticas (música e artes plásticas) com uma forte componente comunitária. Uma semana antes da estreia em cada local, decorrem ensaios com atores, músicos e população local, sendo cada apresentação singular pelas participações e pela exploração de espaços e edifícios públicos que passam a representar as etapas da viagem.

O projeto não se esgota na apresentação do espetáculo, complementando-se com iniciativas de celebração da obra do escritor e com acontecimentos locais dos municípios promotores que enaltecerão memórias, valores e sonhos das gentes de cada território.

Esta é a 100ª produção do Trigo Limpo teatro ACERT em coprodução artística com Flor de Jara (Espanha). Tem adaptação dramatúrgica e encenação de José Rui Martins e Pompeu José estando acriação e direção musical a cargo de Luís Pastor. A Viagem do Elefante é interpretada por toda a equipa artística, técnica e de produção do Trigo Limpo teatro ACERT, para além de atores convidados e setenta e cinco atores, músicos e participantes de cada uma das localidades onde o espetáculo é apresentado.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta