A Coisa Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket é o novo livro de John Boyne

capa_BarnabyBrocketJohn Boyne, escritor irlandês e autor do livro O Rapaz do Pijama às Riscas, celebrizado através do filme com o mesmo nome, escreveu um novo romance, A Coisa Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket. Trata-se de um livro de ficção juvenil, que conta com ilustrações do já conhecido escritor e ilustrador irlandês Oliver Jeffers, com chancela da Bertrand Editora.

Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. No entanto, assim que o filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua!

O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar. Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue.

Até que, num fatídico dia, a mãe decide que não aguenta mais. Afinal, ela só queria um filho normal – e não uma criança estranha, invulgar e flutuante! Isso dá mau nome à família… Por isso, Barnaby tem de partir.

Sentindo-se atraiçoado, assustado e sozinho, Barnaby flutua sem rumo, até que se depara com um balão muito especial. Assim, começa uma viagem mágica à volta do mundo; da América do Sul a Nova Iorque, do Canadá à Irlanda, e até no espaço sideral, Barnaby faz uma série de novos e incríveis amigos, e descobre que nada nos faz tão felizes como sermos quem realmente somos.

 

A Coisa Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket foi finalista do Irish Book Award (Livro Infantil do Ano) e do Carnegie Medal in Literature. Indicado para um público juvenil, com tradução de Irene Guimarães e publicado pela Bertrand Editora, tem 208 páginas e vai ser lançado no dia 3 de maio com o preço de venda ao público de 13,30 euros.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta