A Barraca revisita Santo António na Sé de Lisboa

cartaz_santoantonioSanto António é o nome da peça com que A Barraca vai homenagear o padroeiro da capital, no Claustro da Sé de Lisboa, já no dia 13 de junho, feriado da cidade e dia do santo.

Com récitas previstas até 30 de junho, o espetáculo propõe-se revisitar a figura histórica, colocando-a em contacto com outras que nela se inspiraram. O Padre António Vieira, com o Sermão aos Peixes, e Fernando Pessoa – nascido a 13 de junho e autor de um belo poema dedicado ao santo – são duas das personagens presentes na obra de Hélder Costa.

Baseada na tradição do teatro popular da Idade Média, Santo António conta no elenco com João D´Ávila, Sérgio Moras, Rúben Garcia, Sónia Barradas, Tiago Assis e Ivandro de Pina.

Fernando de Bulhões – assim se chamava o santo – nasceu numa casa frente à Sé, em 1195. Já durante a vida eclesiástica trocou Lisboa por Coimbra e o traje branco pelo burel dos Franciscanos. Um naufrágio levou-o até Itália, onde encontrou Francisco, patrono da sua ordem. Orador culto e grande comunicador, atraía o povo com os seus sermões, rezando a lenda que foi autor de diversos milagres.

Santo António vai estar em cena de quinta a domingo, às 21h30. Os bilhetes custam 5 euros e encontram-se à venda nos locais habituais.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta