A Barraca estreia Make Love not War de Hélder Costa

Make Love not War de Helder Costa estreia na Barraca dia 26 de Junho, às 21h30. A Make Love not War é uma adaptação de Helder Costa a partir de ‘Lisístrata’ de Aristófanes.

Os tempos de crise servem para reavivar memórias, recordar marcos imperecíveis da História Cultural da Humanidade e são fonte de novas criações. As guerras do Vietnam em que os miseráveis e paupérrimos camponeses Asiáticos derrotaram o colonialismo Francês e humilharam o imperialismo Norte- Americano provocaram o ressurgimento do movimento pacifista de Bertrand Russel e acalentaram a luta pelos direitos humano de Luther King. E ficou célebre a palavra de ordem “ Make love, not war !” – façam amor e não a guerra!
Mais recentemente com a invasão do Iraque – em que o presidente Bush colocou os Estados Unidos num atoleiro suicida – um movimento feminista norte-americano sugeriu a montagem internacional de “Lisístrata” de Aristófanes, a que a Barraca aderiu. Nessa peça, o dramaturgo e sátiro Grego inventa (ou cita?), a luta das mulheres contra a guerra decretando a “greve do sexo”. E a história tem um fim duplamente feliz: terminam as hostilidades fratricidas do povo Grego e reencontram-se ou aparecem novas paixões. Esperemos que terminem todas as guerras que envenenam o planeta. E sem que seja necessário recorrer a medida tão radical…

Make Love not War, no Teatro da Barraca, de quinta a sábado às 21h30 e domingo às 16h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta