9ª Edição Do Festival Das Artes Arranca A 15 De Julho Dedicada Às Metamorfoses

Metamorfoses foi o tema escolhido para a 9ª edição do Festival Das Artes, que decorre em Coimbra, entre 15 a 23 de julho. A edição deste ano conta com um concerto muito especial de Adriana Calcanhoto, que se encontra a dar aulas e também a estudar na Universidade de Coimbra, e do mágico Luís de Matos.

O festival volta a ter na Quinta das Lágrimas, nomeadamente nos seus jardins, o seu palco principal, mas tal como já é habitual vai ter vários eventos a decorrer um pouco por toda a cidade do Mondego.

A programação inclui espetáculos e iniciativas de música, magia, artes plásticas, cinema, conferências, literatura e gastronomia.

O Festival arranca no dia 15, com um concerto no Convento São Francisco, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, que dirigida pelo maestro Pedro Amaral vai apresentar obras de Ludwig van Beethoven, Richard Strauss e Johannes Brahms.

No dia 17 de julho tem lugar o espetáculo de Luis de Matos no idílico Anfiteatro Colina de Camões, concebido e desenhado especialmente para esta ocasião, “no qual a magia interage com os elementos paisagísticos e arquitectónicos do espaço, criando uma atmosfera excepcional de sonho e ilusão, capaz de encantar e captar a atenção de espectadores de qualquer faixa etária”.

No dia seguinte, tem lugar outro dos pontos altos da programação, com o concerto da brasileira Adriana Calcanhotto, que apresenta Dessa Vez, trabalho composto pela cantora durante a sua residência em Coimbra, e no qual vai estar acompanhada por Gabriel Muzak. O alinhamento inclui cantigas de trovadores, poemas musicados, canções novas escritas em Portugal e os sucessos incontornáveis da sua trajectória musical como “Fico Assim sem Você”, “Vambora” e “Esquadros”.

O Ciclo de Música inclui ainda concertos de Mário Laginha Trio, da Orquestra Filarmónica Portuguesa e Orquestra Clássica do Centro, do grupo de música antiga Il Dolcimelo, da pianista Irina Chistiakova; e ainda os passeios a bordo do Basófias pelo Mondego ao som dos trios de Jazz de Joana Rodrigues e João Geraldo.

A Quinta das Lágrimas recebe também o Ciclo de Conferências dedicado às Metamorfoses; tal como o Ciclo de Gastronomia e os workshops do Serviço Educativo.

O Ciclo de Artes Plásticas vai apresentar uma exposição de azulejaria no Museu Nacional de Machado de Castro, uma exposição documental na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e uma exposição de pintura no Edifício Chiado; enquanto o Ciclo de Cinema, comissariado por Pedro Mexia, vai ocupar o Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha.

O encerramento do festival vai estar a cargo da Orquestra Gulbenkian, com Tamila Kharambura no violino e direcção do maestro José Eduardo Gomes, que vão apresentar o Concerto para Violino de Felix Mendelssohn-Barthóldy e a 7.ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven.

O Festival das Artes é promovido pela Fundação Inês de Castro.

Os bilhetes para o Festival estão à venda no local, online e outros locais habituais e custam para o Ciclo da Música: Anfiteatro Colina de Camões, Convento de São Francisco e Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (Concertos de 15, 16, 19, 20, 21, 22, e 23 de Julho) entre 13 e 15 euros (o bilhete normal); entre 18 e 20 euros para o Anfiteatro Colina de Camões – Concerto de Adriana Calcanhotto; e 12 euros para o barco O Basófias – Concertos de 22 e 23 de Julho – Jazz no Mondego.

Para o Ciclo das Artes do Palco no Anfiteatro Colina de Camões (ACC) – Espectáculo Luís de Matos 360° – os bilhetes custam entre 18 e 20 euros. As sessões de cinema no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, nos dias 15 e 16 de Julho custam 2 euros; Já o Ciclo das Conferências – Conferências a 17, 19 e 21 de Julho – tem entrada livre.

Os workshops têm preços diversos, consoante a temática e o Jantar Gourmet de dia 22 de Julho – Metamorfoses à Mesa: De Aquém e Além Tejo custa entre 43 e 45 euros.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorBYfurcação Convida Para A Festa Em Belas
Próximo artigoVida Boa No VidaMar Algarve