8 ½ Festa do Cinema Italiano arranca hoje ao Porto

Festa do Cinema Italiano2013A 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa hoje ao Cinema Passos Manuel para levar a Invicta numa viagem a Itália através do grande ecrã. A programação da extensão do Porto conta com uma seleção das mais relevantes produções italianas da última temporada, para ver até dia 7 de abril.

A sessão de abertura, hoje às 21h30, leva ao Cinema Passos Manuel É Stato Il Figlio, o novo filme de Daniele Ciprì, com participação do eclético Toni Servillo, num retrato tragicómico de uma Itália populada por personagens surreais e cínicas.

No final de tarde de sexta é exibido Django de Sergio Corbucci, o filme e realizador que inspiraram o premiado Django Unchained de Quentin Tarantino. Às 21h30 é apresentado L’intervallo, do realizador Leonardo di Costanzo, um dos filmes da 6ª edição mais premiado a nível internacional, que conta a história da relação entre dois adolescentes presos numa realidade maior do que eles.

Às 17h30 de sábado, serão exibidas seis curtas-metragens que integram a secção Il Corto. Às 19h30,  ACAB  (All Cops Are Bastards) de Stefano Sollima oferece ao público a possibilidade de entrar, através de um ponto de vista inédito, no quotidiano de polícias de intervenção pública, sem nunca julgar nem tomar partido. Segue-se a exibição de I Primi Della Lista, às 21h30, que contará com a presença do realizador, Roan Johnson, que vai apresentar esta comédia que satiriza o papel do militante político na Itália dos anos 70.

No domingo, às 17h30, é exibido, Dimmi Che Destino Avrò de Peter Marcias e às 19h30 Gli equilibristi, de Ivano de Matteo, mostra que as consequências de uma separação podem ultrapassar qualquer previsão num filme tocante, mas também irónico, sobre a crise social e ética que atingiu Itália.

Esta 6ª edição encerra com a exibição de Romanzo Di Una Strage de Marco Tullio Giordana, uma obra que retrata uma das páginas mais sombrias da vida civil italiana.

Para além dos eventos paralelos que prometem agitar os finais de tarde e noites da cidade, todos os dias, antes da sessão da noite, os restaurantes italianos do Porto trazem ao Festival os típicos sabores da gastronomia tradicional italiana.

Depois de Lisboa, Porto e Coimbra, a Festa do Cinema Italiano segue viagem rumo ao Funchal, Loulé, terminando esta 6ª edição em Luanda.

Texto de Sandra Mesquita – Porto

Deixar uma resposta