79ª Feira do Livro abre amanhã em Lisboa

A 79ª edição da Feira do Livro de Lisboa arranca já amanhã, no Parque Eduardo VII, em Lisboa e decorre até dia 17 de Maio, numa organização da responsabilidade da APEL  (Associaçção Portuguesa de Editores e Livreiros), que traz como principais noviades este ano o horário, a data e os stands.

fl11

A Feira vai funcionar das 12h30 às 20h30 de segunda a quinta-feira, na sexta é até às 23h00, ao fim-de-semana abre às 11h00 e encerra às 23h00 e no domingo fecha às 22h00, um horário diferente mas que pretende cativar novos públicos e chegar aos mais jovens, com duas visitas diárias de escolas e de duas bibliotecas.

Na edição deste ano vão estar presentes mais de 140 participantes, entre editoras, pequenos livreiros e alfarrabistas, distribuídos por mais de 238 pavilhões, sendo 16 do grupo Leya, todos eles renovados e melhorados.

Outra das novidades são quatro praças temáticas: Infanto-juvenil, Central, Jovem e Brasil, onde os visitantes poderão assistir a actividades organizadas pelas editoras e não só, como sessões de autógrafos ou sessões musicais.

fl2jpg

Nas próximas semanas vão decorrer mais de 200 eventos e acções, organizadas pela APEL, algumas em parceria com a rede pública de bibliotecas e bibliotecas municipais de Lisboa, 60 acções promovidas pelo Pavilhão do Conhecimento e cerca de 1400 a 1500 iniciativas da responsabilidade das editoras.

Os temas das acções e conferências incluem “Livros de Viagens”, “Como Sair da Crise”, “Gastronomia e Culinária”, “Ciência”, técnicas de leitura, acções de utilização e interacção com o “Magalhães”, entre muitos outras temáticas.

fl001

As principais atracções da Feira continuam a ser as novidades editoriais, lançamentos, promoções, “Livros do Dia”, a par de sessões de autógrafos de alguns dos escritores do momento, como José Rodrigues dos Santos na Gradiva, Virgílio Castelo, Júlio Magalhães, Mário Zambujal e Júlia Pinheiro na Esfera do Livro, Miguel Sousa Tavares e Margarida Rebelo Pinto na Leya,  Mário Soares na Temas & Debates / Círculo de Leitores, entre muitos outros.

Deixar uma resposta