7 Maravilhas Naturais de Portugal divulgou lista das 323 candidaturas a concurso

A New 7 Wonders Portugal já revelou a primeira lista oficial de candidatos às 7 Maravilhas Naturais de Portugal®, a serem anunciadas a 11 de Setembro na Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, com 323 candidaturas e 270 lugares a concurso, pelas autarquias de norte a sul do país e ilhas.

O Vulcão dos Capelinhos no Corvo, a Rocha dos Bordões nas Flores, a Lagoa das Sete Cidades em Ponta Delgada são apenas três das belezas a concurso pelos municípios açorianos, num grupo de 29, já na Madeira, a Floresta Laurisilva e as ilhas Desertas, integram um grupo de nove nomeados.

Do Alentejo são 18 “belezas” a concurso, entre as quais o Pulo do Lobo em Mértola e o Vale do Guadiana. No Algarve ficam 44 belezas naturais a concurso, como a Ria Formosa, a Serra do Caldeirão ou a ilha de Tavira.

Da zona Centro do país foram seleccionados 68 locais, que incluem o arquipélago das Berlengas em Peniche, a Ribeira do Paúl na Covilhã, a Reserva Natural da Serra da Malcata, ou o Parque Natural da Serra da Estrela. A região de Lisboa e Vale do Tejo tem a concurso 46 sítios, tais como a Paisagem Cultural da Vila de Sintra, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, a Serra de Grândola e o Parque Natural da Arrábida.

A região Norte apresenta 56 potenciais maravilhas, entre as quais o Vale do Douro e o Douro Internacional, o Estuário do Rio Minho e o Monte da Senhora da Graça.

Desta lista serão seleccionados 77 candidaturas pré-finalistas, escolhidos por um painel de 77 especialistas, das várias áreas científicas e regiões do país, e que depois será reduzida a 21 finalistas, escolhidos por 21 personalidades do nosso país.

A lista destes locais será divulgada no dia 7 de Março de 2010, data em que terá início a votação pública, e estarão incluídos no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país.

A votação pode ser feita através da internet, no site do evento – 7 Maravilhas, por telefone ou por sms, até ao dia 7 de Setembro, e cada pessoa pode escolher um local das seguintes categorias Zonas Marinhas; Grutas e Cavernas; Praias e Falésias; Florestas e Matas; Grandes Relevos; Zonas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas, num total de sete.

Os vencedores serão conhecidos no dia 11 de Setembro, numa gala transmitida pela RTP, que volta a ser a televisão oficial da iniciativa, numa gala em directo da Lagoa das Sete Cidades.

A organização apresentou também os parceiros institucionais que se juntaram à iniciativa, tais como o Ministério do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Liga para a Protecção do Ambiente (LPN), Quercus, GEOTA e National Geographic Portugal.

Por Elsa Furtado
Fotos Canela & Hortelã

Deixar uma resposta