7 Maravilhas da Gastronomia® destacam petiscos, peixes e doces entre os mais votados

Durante vários meses ouviu-se na televisão e na rádio a pergunta  “A que sabe Portugal?”, numa associação à eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia®, iniciativa que decorreu este ano, com candidatos de norte a sul e ilhas de Portugal, e que destacou entre os pratos preferidos dos portugueses petiscos, peixes e doces.

Depois de várias etapas de eliminação, foram apuradas 21 finalistas, que foram depois submetidas a votação geral, por telefone, no site e no FaceBook da iniciativa, alcançando um total de quase 1 milhão de votos, sendo até ao momento a votação de Maravilhas com maior participação, segundo a organização.

Destes 21 foram escolhidos os 7 com maior número de votos, independentemente das categorias em que estavam inseridos, de realçar que os pratos e petiscos vencedores não são vinculativos nem os mais ilustrativos do gosto dos portugueses, mas sim aqueles que alcançaram o maior número de votos, entre os que estavam a votação.

Os vencedores das Maravilhas de 2011 revelados no passado sábado, em Santarém, com mais uma transmissão em direto na RTP foram: a Alheira de Mirandela, representante da região de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Queijo da Serra da Estrela DOP, representante das Beiras Interior e Litoral, inseridos na categoria Entradas, seguiu-se o Caldo Verde, aqui a representar a região de Entre Douro e Minho, da categoria das Sopas.

 

Entre os pratos de Marisco o vencedor foi o Arroz de Marisco, representante da região da Estremadura e Ribatejo, seguido da Sardinha Assada, da região de Lisboa e Setúbal, nos peixes. Nas carnes as escolha recaíu sobre o Leitão da Bairrada, representante da Beira Litoral.

 

A última maravilha anunciada foi da categoria dos Doces e a escolha recaíu sobre o secular e guloso Pastel de Belém, representante da região de Lisboa e Setúbal nesta eleição.

No final da cerimónia, à pergunta que andou de boca em boca durante vários meses, os apresentadores repetentes, Catarina Furtado e José Carlos Malato responderam: “Portugal sabe a Portugal”.

Para 2012 está prevista mais uma iniciativa das 7 Maravilhas ®, mas o tema ainda está no segredo da organização, que o promete revelar em breve.

Por Elsa Furtado
Fotos da gala de FM para C&H
Fotos do fogo de artifício e Pastéis de Belém de Elsa Furtado
Fotos dos pratos vencedores cedidas pela organização

 

 

Deixar uma resposta