7ª Edição do Festival Intermezzo arranca dia 21 em Évora

O Festival Internacional Músicas do Mundo Intermezzo da Fundação Eugénio de Almeida, abre as suas portas às 19h00 do dia 21 de junho, em Évora com o Grupo Coral ONE, um grupo de 30 cantores que sob a direção da premiada maestrina asiática Lim Ai Hoii, prometem levar a performance coral a uma nova dimensão com um reportório composto por temas tradicionais da Mongólia, Indonésia, Japão e China.

Dia 28 de junho, a música sefardita de Mor Karbasi toma o seu lugar de destaque, dando a conhecer a sua sonoridade única inpirada nas  suas raízes judaicas mas também algumas das suas mais recentes composições onde se sente a musicalidade de países como Marrocos, Pérsia, Espanha e Portugal.

Quinta feira 5 de julho o vigor e energia da música tradicional da Irlanda é representado por um dos melhores maiores grupos de música Celta, os Limerick que recriam o ambiente dos pubs irlandeses com um repertório composto por peças celtas, de baile e instrumentais, como os reels, jigas ou polkas. Farão ainda incursões pelas canções irlandesas mais tradicionais e pela música escocesa das Highlands e da Bretanha.

Dia 12 de julho, Cabo-Verde é representado por Nancy Vieira. Que apresenta o seu álbum No Amá, que reúne composições de clássicos como BLeza, Eugénio Tavares e Amândio Cabral, com os consagrados, Teófilo Chantre e Mário Lúcio e jovens autores como Rolando Semedo, Tó Alves ou Tutin d’Giralda.

Os L’Herbe Folle, o Grupo francês de Folk progressivo atua no dia 19 de julho com  a sua performance virtuosa, louca, brincalhona numa mistura de estilos. Nas guitarras a expressividade, nos baixos a descontração, nos sopros a criatividade, nas percussões a energia e em todas as vozes uma alegria contagiante. Do palco incitam o público a acompanhar o ritmo o som e a alegria do grupo.

O grupo português Xícara encerra, a 7ª edição Intermezzo a 26 de julho com o grupo português Xícara. Xícara nasce do gosto pela poesia e pela música tradicional portuguesa. É uma homenagem à palavra e à língua portuguesa com poemas de António Botto, João Penha de Oliveira Fortuna, João de Deus, Fernando Pessoa e João Cabral Nascimento. Carla Carvalho,a vocalista dá voz ao projecto que faz o público reviver a riqueza literária portuguesa

 

 

Programa

21 de junho – Grupo Coral ONE – Fórum Eugénio de Almeida

28 de junho – Mor Karbasi – Fórum Eugénio de Almeida

5 de julho – Limerick  – Páteo da Herdade de Valbom (Enoturismo Cartuxa)

12 de julho – Nancy Vieira – Fórum Eugénio de Almeida

19 de julho – L´Herbe Folle – Fórum Eugénio de Almeida

26 de julho – Xícara – Fórum Eugénio de Almeida

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta