5ª edição da Feira do Mirtilo arranca amanhã em Sever do Vouga

A  5ª edição da Feira do Mirtilo, arranca já amanhã – dia 28 e vai decorrer até dia 1 de  julho, em Sever do Vouga, no Parque Urbano da Vila.

Dedicada a um fruto ainda pouco conhecido em Portugal, mas com grandes benefícios para a saúde, a Feira do Mirtilo pretende festejar o “fruto da juventude” através de visitas a plantações de mirtilo, degustações, workshops gastronómicos, artesanato, atividades desportivas e concertos. O certame é promovida pela AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga, em parceria com o Município de Sever do Vouga e com a SEMA – Associação Empresarial.

Uma das muitas atividades preparadas pela organização da Feira é a visita guiada a uma plantação de mirtilo naquela que é maior região produtora em Portugal. Outras das propostas da iniciativa é dar a conhecer as potencialidades deste fruto com workshops de culinária e pastelaria para adultos e crianças, degustações de mirtilo, palestras, espetáculos, concertos e atividades desportivas, tais como aulas de yoga e aeróbica, canoagem, tiro com arco, slide, escalada e, para os mais aventureiros, uma Rota do Mirtilo em Vespa e BTT.

Nesta 5.ª Feira do Mirtilo, às 10h30 do dia 28 de junho, vai ser apresentado ao público, pela primeira vez, o selo da qualificação do “Mirtilo de Sever”, que está a ser implementado pela AGIM. Trata-se de uma certificação voluntária que visa qualificar os produtores de Sever do Vouga e diferenciar o mirtilo severense, dentro e fora do território nacional, face à crescente expansão do cultivo deste fruto.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta