40 anos de Cascais Jazz Festival assinalados de 25 a 30 de novembro

Decorre em Cascais, de 25 a 30 de novembro, a comemoração dos 40 anos do Cascais Jazz Festival, com uma edição especial e histórica. Luís Villas-Boas e Duarte Mendonça criaram o Cascais Jazz Festival em 1971. Quarenta anos depois, a Câmara Municipal de Cascais associa-se à Jam Session – Associação Cultural para comemorar essa iniciativa pioneira. A programação é diversificada e variada com concertos, performances de rua, palestra, exposição de fotografia e lançamento de um DVD.

O Cascais Jazz Festival era um veículo divulgador da música jazz, com concertos ao vivo com músicos de primeiro plano, aqui atuaram músicos e bandas como o Quarteto The Bridge, Dexter Gordon, Ornette Coleman, Miles Davis, Phil Woods, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk, Sonny Stitt, Kai Winding, Al Mckibbon e Art Blakey.

No dia 25 de novembro, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais atuam Maria João e João Farinha, seguidos dos Novos Solistas Cascais Jazz, num espetáculo que pretende invocar os Solistas Cascais Jazz, de 1984, com a presença de oito dos melhores músicos da atualidade, Maria João, Maria Viana, Mário Laginha, David Gausden, arlos Vieira, Fred Mergner, Artur Xavier e Carlos Martins.

Dia 26 de novembro, às 21h30, no Teatro Gil Vicente, realiza-se o concerto Cascais Jazz All Stars, que revisita alguns nomes do jazz internacional e nacional. Vai poder ver e ouvir: Kirl Lighsey, Alvin Queen, Reggie Johnson, Jack Walrath e Tommy Halferty, Maria Viana e Rão Kyao.

Kirk Lightsey dirige um workshop de jazz ao piano em estilo Be Bop trocado “em miúdos” para amadores e profissionais, no dia 27 de novembro, entre as 16h00 e as 17h00, no Cascais Jazz Club, sede da Jam-Session, no Largo Cidade Vitória em Cascais.

O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição de fotografia e o lançamento de Booklet/DVD Cascais Jazz – 40 anos de um festival mítico, da autoria de João Moreira dos Santos, entre os dias 27 e 30 de novembro. A inauguração é às 18h00 de dia 27 e conta com uma palestra do autor e com a presença de Duarte Mendonça.

Jazz on demand vai percorrer as ruas da vila, com seis performances de rua, em cinco locais distintos: Palco Jam Session (Largo Cidade Vitória, Cascais), Rua Direita, Mercado Municipal, Casino Estoril e Largo Camões.

A restauração também se associa à iniciativa e a partir das 19h30 de 25 de novembro, bares e restaurantes de Cascais vão ter música jazz, com o apoio da Dargil.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta