38º aniversário do 25 de Abril assinalado na “Vila morena”

Uma prova de atletismo, a inauguração de uma exposição e atuações musicais são alguns dos destaques das comemorações dos 38 anos do 25 de abril em Grândola, que se vão concentrar no edifício dos Paços do Concelho, na Biblioteca Municipal e no coreto da vila.

A Corrida da Liberdade dá o “pontapé de saída” para os festejos, às 21h00 de dia 24, à mesma hora a que, nos Paços do Concelho, começam as visitas guiadas à Galeria dos Presidentes.

Na Biblioteca Municipal, é inaugurada a exposição de pintura Memórias de Abril, decorrendo, às 22h45, um concerto de tributo a Zeca Afonso, seguido de um espetáculo de fogo de artifício.

A inauguração do espaço requalificado da Adega António Inácio da Cruz, ao som do fado, e um baile no coreto são outros dos atrativos da programação.

Programa inclui Encontro de Diários Gráficos – Urban Sketchers Portugal

Grande destaque merece a apresentação e debate sobre Diários Gráficos – Urban Sketchers Portugal, com as presenças de Eduardo Salavisa, Mónica Cid e Mário Linhares, a 20 de Abril às 18h00 na Biblioteca Municipal. No dia a seguir, a partir das 10h00, Grândola recebe um Encontro de Diários Gráficos.

Atenção especial também para o teatro, já que António Machado e Phillipe Leroux apresentam no dia 20, às 22h00 a Peça “diz-me Déças”, no Cine Granadeiro Auditório Municipal. O mesmo espaço é palco no dia seguinte para o “O Segredo da Abelha”, uma peça infantil do Grupo de Teatro Sociedade Harmonia.

O Hastear da Bandeira, a Sessão Solene Comemorativa dos 38 anos do 25 de abril, o descerramento da placa toponímica “Praça da Liberdade” junto ao Memorial ao 25 de Abril e uma festa popular no Jardim 1º de Maio, que inclui a iniciativa de formar o maior cravo humano da Liberdade, com arranque marcado para as 11h30, após o descerramento da placa toponímica da Praça da Liberdade, junto ao Memorial ao 25 de Abril, e que assinala também o final dos trabalhos de requalificação da entrada noroeste de Grândola. A nova Praça é uma grande área pavimentada na cor vermelha com lajetas de mármore alentejano embutidas que formam o desenho do cravo do Memorial, são as principais iniciativas em agenda para o dia 25 de Abril.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta