Sugestão de leitura: A Evolução de Calpurnia Tate de Jacqueline Kelly

Corre o abrasador verão do ano de 1899 em Fentress, Condado de Caldwell, Texas, quando Calpurnia Virgínia Tate desperta para o mundo natural. Harry o irmão mais velho oferece-lhe um pequeno caderno para ela anotar as suas observações. O avô, membro da National Geographic Society fala-lhe do método científico e apresenta-lhe as noções de naturismo, ciência e física.

Calpurnia e o avô naturalista vão seguindo os passos de Darwin, acompanhando a leitura do seu livro com trabalho de campo. Calpurnia descobre os pequenos e minúsculos seres que habitam a natureza, que passam despercebidos aos mais distraídos. Calpurnia descobre que uma gota de água está cheia de vida através da utilização do microscópio.

“O meu nome é Calpurnia Virginia Tate, mas, nesses tempos idos, toda a gente me tratava por Callie Vee. Nesse verão, tinha onze anos e era a única rapariga de um total de sete irmãos. Conseguem imaginar pior do que isto?”

O livro ganhou a Medalha de Honra de Newberry 2010, Audie Award for Best Children´s Title 2011 e Bestseller no New York Times, em Espanha e Itália.

Jacqueline Kelly nasceu na Nova Zelândia e cresceu no Canadá, vive com o marido e vários gatos e cães em Austin e Fentress, Texas, é médica e advogada. Este é o seu romance de estreia.

A Evolução de Calpurnia Tate, de Jacqueline Kelly, tem tradução de Irene Guimarães, e é uma edição da Contraponto, com 248 páginas, e preço de venda ao público de 15,50 euros.

Por Clara Inácio 

Artigo anteriorCanon lança calculadoras inovadoras para novo ano escolar
Próximo artigoEsfera dos Livros edita Preciso de Ti de Luísa Jeremias

Leave a Reply