28ª edição do Festroia arranca sexta-feira e homenageia a atriz Alexandra Lencastre

O Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que este ano celebra a sua vigésima oitava edição, vai decorrer de 21 a 30 de setembro e a atriz Alexandra Lencastre será a atriz portuguesa homenageada.

Alexandra, uma das atrizes mais populares em Portugal, tem uma carreira de grande registo em todas as áreas de representação, seja no cinema, na televisão ou no teatro. No dia 29 de setembro, os visitantes do Festroia poderão conhecê-la já que a atriz estará em Setúbal e dará uma conferência de imprensa seguida de uma sessão de autógrafos às 12h00 na Casa da Baía. Na cerimónia de entrega de Prémios do vigésimo oitavo Festroia que decorrerá no Fórum Municipal Luísa Todi às 21h00, ser-lhe-á entregue o Golfinho de Ouro de Carreira.

O Festroia homenageia também três grandes cineastas que nos deixaram recentemente com a apresentação de filmes de Fernando Lopes, Theodoros Angelopoulos e Vaclav Havel, o ex-presidente da República Checa.

Este ano a Secção Oficial contemplará dezasseis obras, estando duas fora de competição. Esta secção, a mais importante do Festival, foi feita com critérios de avaliação elevados e tendo em conta a qualidade a que já habituou o seu público. Existirão ainda mais três secções, “Primeiras Obras” e “O Homem e a Natureza” que comportam em conjunto vinte e nove filmes. E a secção temática é este ano dedicada ao thriller europeu contendo treze filmes.

Este ano o país homenageado será a Croácia e estarão em Setúbal vários talentos croatas e representantes oficiais, entre eles o Diretor do HAVC-Croatian Audiovisual Centre, Hrvoje Hribar que receberá o Golfinho de Cristal atribuído à cinematografia croata.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta