26ª Temporada da Música em São Roque arranca Sexta-Feira

musica_sroque1Arranca amanhã, dia 17, a 26ª Temporada da Música em São Roque, que se prolonga até dia 9 de novembro, sempre aos fins-de-semana.

O programa deste ano tem direcção artística do Maestro Filipe Carvalheiro e inclui 12 concertos, na sua maioria de música antiga, gregoriana, de cariz religioso e alguma contemporânea.

Os concertos desta edição vão ter lugar no Museu e Igreja de São Roque, no Mosteiro de Santos-o-Novo e pela primeira vez no Convento de São Pedro de Alcântara, espaços que também podem ser visitados antes dos concertos.

A abertura da temporada de 2014 vai estar a cargo do Coro da Gulbenkian, músicos convidados, que vai interpretar Imagens de Luz e Anunciação, dirigido pelo maestro Paulo Lourenço, na Igreja de São Roque, pelas 21h00.

musica_sroque2Sábado, dia 18, é a vez da pianista Sofia Lourenço apresentar Música Portuguesa para Piano dos séculos XIX e XX, nomeadamente obras de Viana da Mota e Alfredo Keil, entre outros compositores nacionais.

Fazem ainda parte do programa concertos pelo Ensemble Bonne Corde, com direção de Diana Vinagre; Arte Mínima; Capela Sanctæ Crucis; Trio Pangea; Ludovice Ensemble; Coro Gregoriano de Lisboa e Ensemble MPMP.

O concerto de dia 7 de novembro está a cargo da convidada Orquestra Barroca da Casa da Música, que vai interpretar Os Primeiros Clássicos, na Igreja de São Roque, pelas 21h00.

O último dia está reservado às escolas, com dois concertos pela Escola da Música do Conservatório Nacional e pela Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo.

Os bilhetes são gratuitos para o primeiro concerto, e para os restantes custam 3 euros, que revertem para a Ordem dos Irmãos de São Roque, e podem ser adquiridos na bilheteira do Museu de São Roque. Os bilhetes para o último dia são geridos e distribuídos pelas escolas participantes.

Esta é mais uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia, para divulgar a Cultura, ajudar à descoberta do Património e torná-lo acessível a todos, segundo explicou a responsável da Cultura da Santa Casa, Margarida Montenegro, aquando a apresentação do programa à imprensa.

Por Elsa Furtado
Artigo anteriorFins de semana vínicos no Tróia Design Hotel
Próximo artigoAbreu promove Expo Abreu de 15 a 16 de Novembro

Leave a Reply