25 de Abril: Vila Nova de Cerveira assinala data com tertúlia e projecção de documentário

No âmbito das comemorações do 25 de Abril em Vila Nova de Cerveira, a Associação Cultural Convento de San Payo vai promover uma tertúlia e a projecção de documentários alusivos à Revolução dos Cravos. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal e co-produção da Filminho.

“Abril 74 por detrás de uma Imagem” será o tema da tertúlia a realizar no dia 24 de Abril (sábado), às 16 h, na Biblioteca Municipal de Cerveira. Uma conversa com o realizador Henrique Espírito Santo e com o jornalista, documentarista e programador cultural Jorge Campos, sobre a Revolução dos Cravos como factor decisivo para o futuro do cinema português, quer pelas liberdades que introduziria nas práticas sociais e culturais, quer pelo papel que a RTP viria a desempenhar na produção e difusão de obras cinematográficas nacionais, em particular na área do documentário.

Ainda no dia 24, às 21h30, no Cine-Teatro, é apresentado o filme português Bom Povo Português (1981), por Paulo Martins, programador da Filminho.

Realizado por Rui Simões, este documento histórico de longa-metragem, descreve a situação social e política de Portugal entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, “tal como ela foi sentida pela equipa que, ao longo deste processo, foi ao mesmo tempo espectador, actor e participante, mas que, sobretudo, se encontrava totalmente comprometida com o processo revolucionário em curso (PREC – Processo Revolucionário em Curso)”.

Por Cristina Alves
Foto Francisco Lourenço

Deixar uma resposta