24ª Edição da Temporada Música em São Roque já arrancou

A Igreja de São Roque e o Museu de São Roque acolhem a 24ª Edição da Temporada Música em São Roque, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,  realizada desde 1989, com concertos corais sinfónicos e de música de câmara.

Terão lugar 11 concertos, com obras de coro e orquestra, de Bach, a Haydn e Mozart, mas também de compositores brasileiros e portugueses, cantos místicos da igreja ortodoxa russa e cantos medievais, até dia 9 de Dezembro. O mestre Filipe Carvalheiro presta a assessoria musical e privilegia a ligação estética do local onde decorrem os concertos, bem como a participação de músicos portugueses ou residentes em Portugal e a divulgação do universo musical português.

No cartaz deste ano vão estar em destaque as obras para coro e orquestra do período barroco e clássico, de Bach, Schütz, Vivaldi, Charpentier, Haydn e Mozart; bem como os compositores portugueses e brasileiros, Marcos Portugal, André da Silva Gomes, Emerico Lobo de Mesquita, José Maurício Nunes Garcia, entre outros vão poder ser escutados.

A temporada arrancou no dia 17 de novembro, às 21h30, com Weinachthistorie (História de Natal), pelo Coro do Tejo, e o Ensemble Studio Contrapuncti, sob direção de Pedro Rollin Rodrigues.

Haverá concertos de cariz mais intimista, como o  Requiem ou a última lágrima, pelo Ensemble Sete Lágrimas; um concerto só feminino, Salve, Mater Misericordia pelo Coro Vozes Celestes; e uma apresentação de cantos místicos da igreja ortodoxa russa, com cantos medievais do ocidente para o tempo de advento, pela Capella Duriensis. No Museu de São Roque terá lugar o concerto Uma viagem através do piano e violino, onde se cruzarão musicas tradicionais da música erudita, com as de cariz popular.

Esta iniciativa conta com a colaboração de duas escolas de música sediadas na área, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Escola de Música do Conservatório Nacional. A Escola Superior de Música de Lisboa irá apresentar um programa para flauta e guitarra e quarteto de trompas, com música de autores portugueses e estrangeiros do nosso tempo. A Escola de Música do Conservatório Nacional irá apresentar um programa para coro a capella, ilustrador da diáspora portuguesa, com um conjunto de peças de música de Natal recolhidas em Portugal e ex-colónias.

A Temporada “Música em São Roque” é um dos mais antigos festivais da capital portuguesa, contando já com mais de 1200 obras clássicas e contemporâneas, algumas em estreia mundial.

No âmbito desta Temporada de Concertos serão proporcionadas visitas guiadas gratuitas ao Museu de São Roque, mediante marcação prévia para os seguintes dias: 25 de novembro, 2 e 9 de dezembro às 16h00; 23 e 29 de novembro e a 7 de dezembro, às 17h00.

Os bilhetes para os concertos custam 3,50 euros, que revertem para a Irmandade da Misericórdia. O programa pode ser consultado aqui.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta