24ª edição da FIA chega ao Parque das Nações dia 25 de junho

A FIA Lisboa – Feira Internacional do Artesanato – está de regresso à FIL, Parque das Nações, para mais uma edição – a 24ª, de 25 de Junho a 3 de Julho, este ano com a África do Sul como país convidado e cerca de 650 expositores, oriundos de 40 países, dos cinco continentes.

A feira é organizada pela AIP-FCE / Feira Internacional de Lisboa, com a colaboração do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, e continua a ser  considerada a maior e mais importante feira de artesanato na Península Ibérica.

Este ano a FIA apresenta uma programação dirigida a profissionais dos ofícios artesanais, artes e design, e também acessível aos amantes da arte em geral, e proporcionando aos visitantes conhecer e comprar desde as mais tradicionais às mais contemporâneas e originais peças de artesanato, de design português e internacional e ainda  usufruir de variadas atividades multiculturais e assistir ao nascimento peças únicas e ricas em identidade e cultura, pelas mãos dos artesãos e autores das obras.

Na edição deste ano, a organização destaca a participação da África do Sul como país convidado, dando a conhecer a sua cultura por intermédio da arte dos seus artesãos que comparecem no certame através de uma representação colectiva oficial à qual se juntam Moçambique, Brasil e Argentina. O Tibete e a Amazónia são as regiões estreantes na FIA, juntamente com Angola, que se fazem representar através de participações colectivas não oficiais.

A Região Autónoma da Madeira e a Federação Portuguesa de Artes e Ofícios (FPAO) apresentam-se também como região e entidade convidada desta 24ª edição da FIA Lisboa.

Irá decorrer ainda um concurso que irá premiar e distinguir os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnico-profissionais, bem como, a sua capacidade estética, assumindo-se igualmente como um factor de valorização social e cultural de todos os artesãos.

O Pavilhão 4 da FIL acolhe como habitualmente a gastronomia nacional, e que promete deixar os visitantes de água na boca, já que a  riqueza da gastronomia nacional vai ser a estrela, representada por seis  profissionais, que vão permitir percorrer Portugal de norte a sul do país através das diversas iguarias,  no entanto Angola e Moçambique prometem com o seu paladar africano também contagiar os visitantes.

Os bilhetes para a  FIA Lisboa 2011 têm um custo de 5 euros para adultos e 2 euros para crianças, estudantes e seniores e vai funcionar das 15h00 às 24h00.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta