12ª edição da Monstra presta homenagem ao Brasil e a Espanha

Postal_2013_press2A Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, que este ano celebra a sua décima segunda edição, escolheu homenagear dois países, numa programação que este ano se estende por mais dias, de 7 a 17 de março.

Assim, a programação de 2013 vai ser marcada pela retrospetiva às cinematografias brasileira e espanhola, homenageando também dois grandes mestres de realização que faleceram este ano: o russo Fiodor Khitruk, “pai” do Winnie The Pooh e o holandês Gerrit Van Dijk.

O festival começa a 7 de março, com a retrospetiva do Brasil, exibindo mais de cem curtas deste país e homenageando o realizador Chico Liberato, cuja mais recente longa Ritos de Passagem, será exibida como uma estreia europeia. Contar-se-á também com a estreia mundial da longa-metragem de Wilson Lazaretti na sala 1 do cinema São Jorge, no dia 8 de março.

A partir do dia 11 de março, o festival debruça-se sobre o cinema de animação espanhol com a apresentação de mais de cento e trinta curtas e uma homenagem a Segundo de Chomón, realizador espanhol.

Relativamente às competições, estas vão crescendo havendo este ano a representação de quarenta e oito países. Este ano, sendo ímpar, a competição será de longas-metragens, onze selecionadas (nos anos pares a competição é de curtas-metragens).

De realçar uma novidade desta edição, a criação do “Prémio Produção”, que visa galardoar o melhor projeto de filme português cujo prémio será a entrega de uma verba para a ajuda à produção do filme vencedor. Continuarão as habituais secções de competição de estudantes, as curtíssimas e, pelo segundo ano consecutivo, a competição portuguesa com o Prémio SPA | Vasco Granja.

Como marca dos 470 anos da relação e parceria entre Portugal e o Japão, a retrospetiva japonesa irá também ter lugar de destaque: From up on Poppy Hill, de Gorõ Miyazaky, filho do conhecido realizador japonês Hayao Miyazaki, Letter to Momo ou Grave of Fireflies, do célebre realizador Isao Takahata, serão estreias absolutas em Portugal, na Monstra.

A Monstrinha volta a ter grande destaque no programa do festival, com sessões durante a semana em várias escolas da cidade Lisboa e com filmes ao fim-de-semana para pais e filhos, em quatro salas específicas, sendo exibidos trinta e dois filmes.

A Monstra vai ainda fazer uma visita pelos maiores filmes de animação da história do cinema e que, em 2013, celebram vinte e cinco anos: Quem Tramou Roger Rabbit, de Robert Zemeckis e Akira, de Katsuhiro Otomo.

Além do Cinema São Jorge e do Cinema City Alvalade, o Festival terá também programação na Fundação Calouste Gulbenkian, que este ano se debruçará sobre o tema Animação e Artes Plásticas. Não esquecendo também as exposições no Museu da Marioneta e no Cinema São Jorge assim como os workshops e masterclasses com grandes mestres da animação internacional.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta