125 anos da Fábrica Bordallo Pinheiro em exposição nas Caldas

O Centro Comercial Vivaci, nas Caldas da Rainha, tem patente ao público uma exposição comemorativa dos 125 anos da Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro. Uma mostra artística que visa homenagear o génio criativo do desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social e ceramista.

A natureza é o tema em destaque na mostra onde figuram criações muito diversificadas e à  qual, numa alusão à Primavera, não faltam as típicas andorinhas bordalianas.

Até 21 de Abril é possível encontrar no rés-do-chão do espaço comercial criações originais e réplicas de Rafael Bordalo Pinheiro, que testemunham o labor artístico daquele que foi considerado “o grande reformador do desenho satírico”.

Uma oportunidade para ver e rever algumas das peças que sobressaem do vasto espólio artístico produzido pela Bordalo Pinheiro, como o caranguejo gigante, o cavalo marinho, o Zé Povinho, o gato assanhado ou o jarrão das magnólias com troncos naturalistas, produzidas a partir dos moldes originais do artista que fundou a fábrica.

Uma mostra de travessas e pratos com ramagens, típicos da produção das Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, está também presente nesta exposição.

Através da instalação de uma bancada de trabalho antiga – que demonstra as várias fases que precedem a elaboração de uma peça, desde o molde ao resultado final – todos os clientes que visitarem a mostra poderão também conhecer o ambiente da fábrica Bordalo Pinheiro.

A administração do Centro Comercial já adiantou em comunicado que está a equacionar levar a mostra ao Norte do país, mais concretamente aos Vivaci Guarda e Maia: ” Exibir aos visitantes daqueles espaços algumas das obras de arte concebidas pela conceituada fábrica de faianças, ao longo dos 125 anos de actividade, é o principal intuito da digressão”.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta