BTL 2016 Arranca A 2 de Março

A 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa arranca já no próximo dia 2 e prolonga-se até dia 6 de março, na FIL, Parque das Nações, e conta este ano com o Algarve e o Brasil como destinos convidados.

Como já é habitual os três primeiros dias da feira vão ser exclusivos para profissionais, abrindo ao público na sexta feira, pelas 18h00, encerrando esta 28ª edição no domingo, dia 6, pelas 20h00. Durante os dias abertos ao público vão haver várias promoções e sorteios, podendo os visitantes escolher ou comprar aqui as suas férias, segundo explicou ao C&H Fátima Vila Maior – responsável da BTL à margem da apresentação da programação da feira, ontem em Lisboa.

Também a Secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho fez questão de realçar o papel do certame, em especial a sua vertente de negócio, que se vê reforçada nesta edição, com o aumento da venda direta e o aumento da presença de compradores (profissionais) estrangeiros: “A BTL é uma montra do que Portugal tem para oferecer”, adiantando ainda que, “A ideia é cada vez mais convidar os portugueses para passarem férias em Portugal, um pouco dentro do espírito ‘Vá de férias cá dentro’ “.

A Bolsa de Turismo de Lisboa vai ocupar três pavilhões, sendo o primeiro dedicado às Regiões de Turismo Nacionais (Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Açores, Madeira, Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e Turismo de Portugal); o segundo à Hotelaria (onde vão marcar presença grupos como o Vila Galé, Thema Hotels, Pestana, Porto Bay, NAU, entre outros)  e Serviços e o terceiro vai estar ocupado pelas representações estrangeiras e operadores internacionais, transportadoras – como por exemplo a TAP, a Aigle Azur, a APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagem) – onde vão marcar presença alguns operadores e parceiros, um espaço dedicado ao Enoturismo com a presença de 14 empresas nacionais, e ainda quatro restaurantes e algumas tasquinhas.

O Algarve – destino convidado conta com a presença de 15 municípios algarvios e 26 hotéis e empresas turísticas, distribuídos por um stand com cerca de 900 metros quadrados, que pretendem dar a conhecer a gastronomia e os vinhos algarvios, propostas de turismo de natureza, turismo residencial, autocaravanismo, golfe, entre outros produtos, e que irão oferecer ao público pacotes especiais a preço de feira, muita animação, provas de vinhos, demonstrações culinárias, concertos e sorteios.

Entre os destinos internacionais estão confirmadas as presenças do Egipto (que regressa à BTL), Japão (pela primeira vez entre nós), Áustria, Marrocos, Moçambique, Tunísia, Cabo Verde, Índia, Malásia, Tailândia, China, Indonésia, Cuba, República Dominicana, Panamá, Andaluzia e Brasil – que é o destino internacional convidado. O chamado “país irmão” vai ocupar uma área com 1.500 m2, e onde vão estar presentes vários Estados brasileiros, com operadores, agentes de viagem e animação.

Entre as agências de viagens presentes destaque para a Halcon Viagens, Tui Viagens, Abreu, Abreu Online, Geostar, Q´Viagens / Airmet, os operadores Solférias e Soltrópico, entre outros.

Uma das novidades desta edição da BTL é o destaque dado aos festivais de música, com a participação da  APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música, e da realização do Talkfest 2016 (International Music  Festivals Forum) na BTL, a par da Gala dos Iberian Festival Awards, que tem lugar no dia 3 à noite, e que este ano inclui a categoria BTL – Best Tourist Promotion (entre outras 20), e conta com as atuações de João Gil e Ana Mesquita, Noiserv, e Marisa Liz com Tiago Pais Dias dos Amor Electro.

Aposta cada vez mais forte da BTL é o programa de hosted buyers, que traz à Feira operadores e agentes de outras nacionalidades para fazer negócios, de forma a promover e comercializar o destino lá fora, esperando a organização este ano receber mais de 400 compradores internacionais. Segundo Vítor Neto, Presidente do Conselho Estratégico da BTL, “Esta BTL surge no seguimento de um bom ano turístico, e esperamos receber mais de 70 mil visitantes na feira, e aumentar também o número de negócios feitos”.

Outra novidade desta edição é o espaço BTL Startups & Inovação by Beta-i, que contará com 270 m2, e que vai contar com a presença de 60 ideias inovadoras, e de cerca de 90 novos projectos, entre startups e ideias.

A programação deste ano inclui a entrega dos Prémios Publituris, no dia 2 de março; no dia 3 decorre o Fórum do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), uma conferência sobre Turismo e os Festivais de Música organizada pelo TalkFest; e no dia 4 decorrem os Prémios “Tourism Train Experiences” organizada da Universidade Europeia, o Fórum Turismo 2.1 em colaboração com a Amadeus Portugal e ainda a apresentação dos Nomeados dos Prémios AHRESP 2016.

Durante o período aberto ao público vão haver concertos, animação, degustações gastronómicas e provas de vinhos, concursos e passatempos e ainda a possibilidade de participarem no desafio BTL QRCODE Hunters, que vai dar prémios e ainda comprarem pacotes de férias ou fins de semana nos stands dos hotéis e das agências de viagens presentes, com descontos e promoções que podem ir dos 50% aos 70%.

A Bolsa de Turismo de Lisboa vai estar aberta para profissionais de quarta a sexta feira, das 10h00 às 19h00 (encerrando às 23h00 na sexta feira) e para o público em geral na sexta feira, dia 4, das 18h00 às 23h00, no sábado das 12h00 às 23h00, e no domingo das 12h00 às 20h00. Os bilhetes custam 5 euros o individual, e 2,50 euros para crianças entre os 11 e os 14 anos, estudantes, portadores do cartão jovem, séniores e 10 euros para profissionais.

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos 2015)

 

Artigo anteriorBenjamin Clementine Com Concertos em Nome Próprio em Lisboa e Porto
Próximo artigoAntónio Chaínho com Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth no Caixa Ribeira

Leave a Reply