12 – o novo Bistro da Capital by Eleven com varanda para a cidade

twelve_4Do Eleven nasceu o 12, o mais recente Bistro & Terrace da capital, que veio ocupar o piso superior do conhecido restaurante do Grupo Lágrimas, agora Thema Hotels, situado no cimo do Parque Eduardo VII. Um espaço que se pretende simples, descontraído e despretensioso e ainda com um terraço muito especial, com abertura marcada para este mês de maio.
Neste 12, a comida é a estrela, a par da vista de tirar o fôlego sobre a cidade, especialmente o Parque Eduardo VII e o rio, tal pintura de Raúl Cascais.
A decoração é elegante, mas simples com um toque de descontracção, o serviço segue o mesmo conceito: a linha Gourmet da Vista Alegre (branca, moderna e de linhas estilizadas), que apoia o espaço, alianado assim uma prestigiada marca nacional a um outro grupo nacional  conceituado, mostrando mais uma vez a qualidade dos produtos e marcas portuguesas.
A carta do 12 aposta em alguns pratos portugueses, mediterrânicos mas não só, o toque internacional do Chefe Joachim Koerper está aqui bem presente, quer nas tapas, quer nas sobremesas.

Com um conceito que vai do “pica pica”, tapas a pratos, a carta do 12, ideal para fins de tarde e jantares entre amigos, aconselhamos a começar com um cocktail da casa: Kir Lisboeta, Passion Rum ou Mojito del 12 (preço único 6,5 euros).

Depois passe às entradas, aqui o difícil é escolher: Enchidos e Buratta:

Presunto, paio e chouriço alentejano, burrata artesanal italiana, chutney de pimentos e tomate seco; Tapa Espanhola: Tortilla, presunto, batatas bravas, pimentos de padron e gaspacho; ou Ceviche de bacalhau, receita nº 1012 do fiel amigo: Bacalhau marinado, cebola roxa e pimentos (preço único de 12 euros).

Para quem optar por jantar, sugerimos agora os pratos quentes: Risotto cremoso de abobóra, Hamburguer de ribs glaceados, com cebola e courgette; Fish & Chips: Tempura de peixe com batatas fritas e três molhos; Franguinho assado com chips de batata e molho de vinho tinto ou Bochecha de vaca estufada em vinho tinto Com puré de batata ratte e beterraba. que vem com aviso: “desfaz-se na boca”  (a 15 euros cada opção).

A rematar o repasto, uma das gulosas e tentadoras sobremesas da casa: Crème Brûlée com baunilha da Amazónia; O Melhor Pão de Ló do Universo com Gelado de Canela; Cheesecake de limão com Bailey’s ou a Sacher-Torte da casa (preço médio de 5 euros cada).

Acompanham o menu, uma variada carta de vinhos nacionais e alguns estrangeiros (incluindo alemães), que vai dos tintos aos gaseficados, maduros, do Douro e Dãos, brancos, tintos e rosés, à garrafa ou ao copo, com preços para todos os bolsos.

O 12 Bistro & Terrace está aberto de quarta-feira a sábado, das 19h30 às 00h00, e aconselha-se a reserva prévia por telefone.
Por Elsa Furtado e Francisco Padrão Mota (fotos)

Deixar uma resposta