10ª Edição Da Rota Das Tapas Já Arrancou E Decorre Até 8 De Outubro

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

O outono já chegou oficialmente no calendário, mas nas ruas o sol ainda brilha e convida a passear, sozinho ou com amigos e pelo meio, quando a fome bate, tapear e beber uma cerveja fresquinha, e é a pensar nestes “passeantes” e “turistas” que já arrancou a 10ª edição da Rota das Tapas Estrella Damm, em Lisboa, e que se vai prolongar até dia 8.

Desta vez são 30 os estabelecimentos aderentes, espalhados um pouco por toda a zona antiga e central da Capital, com mais adesões na zona do Bairro Alto, Chiado, Baixa, até à Sé.

Por 3 euros é possível degustar uma tapa, preparada especialmente para a Rota, e beber uma Estrella Damm fresquinha, à boa maneira espanhola, de onde a marca é original, ao mesmo tempo, vai-se conhecendo novos espaços, novas gastronomias e convivendo com os amigos.

Das 30 tapas preparadas para esta 10ª edição, destacamos 3 para começar. Na Sé, “Chamei-lhe um Figo!!” é a proposta da Velha Gaiteira, que apresenta Lombinho de porco ibérico com queijo chévre e doce de figo acompanhado de puré de batata doce, abóbora e maça reineta aromatizado com lima – uma verdadeira delícia, tanto, que uma sabe a pouco.

Avançando para a zona do Chiado, chegámos ao Largo da Faculdade de Belas Artes e encontramos Um Elétrico Chamado Tágide, que preparou uma deliciosa Carne à Ribatejana com pickles e geleia de pimentos, carnes de porco grelhadas, temperadas com azeite, coentros, alho e limão.

Um pouco mais acima, na Tasca do Lado, a proposta são umas reconfortantes Migas de Bacalhau na Tapa com Bacalhau, broa de milho, salsa, alho, cebola, louro e azeite.

As deslocações entre os espaços podem ser a pé, ou à sexta e ao sábado, entre as 19h00 e as 23h00, é possível apanhar um dos Tuk Tuk da Rota, num dos 3 terminais (Chiado, Cais do Sodré e Príncipe Real), precisando de ter pelo menos um carimbo para apanhar boleia de um local para o outro.

À semelhança das edições anteriores acompanha a Rota um mapa, onde os participantes devem ir coleccionando os carimbos dos restaurantes por onde passam, podendo depois habilitar-se a ganhar uma viagem a Barcelona, com jantar num restaurante gourmet de tapas, para duas pessoas.

Para além de Lisboa, a Rota das Tapas Estrella Damm vai decorrer em simultâneo no Porto, Braga e Faro, com cerca de 100 restaurantes aderentes nas zonas históricas.

Restaurantes Participantes Na Rota Das Tapas Lisboa:

Restaurante Tapa
Tapas do Bairro Tapinha do Tapas
Limoncello Mexilhão Agridoce
Velha Gaiteira Chamei-lhe um Figo!!
Tapas Bar 47 Mini Burguer Toureiro
Tapas Bar 28 Mini Burguer Matraquilho
Saara Lounge Saara
Tapa Bucho Regresso do Rabo de Boi
Sabores na Travessa Mini Burguer à Cortador
O Reserva Min Hamburguer Reserva
Nectar Wine Bar Misto à Nectar
Fumeiro Misto à Fumeiro
Navegadoors Tapanacura
Carinho do Vinho Brise de Outono
Os Bons Malandros Taquitos
A Tasca do Lado Migas de Bacalhau na Tapa
Deli Alentejo Tropical
Meet us ao Carmo Pica prego na batata
A Maria não Deixa Cogumelos surpresa
Pop Out the Can Trilogia de Bacalhau
Castrobeer Moelas à Castro
Santa Bica Cascas de batata com maionese de ervas
Oficina do Duque Corneto
Croissant Gigante 1/4
Bossa Escondidinho de camarãio com queijo da serra
Arco da Velha Tapa amiga
Maruto Bar & Bistro Tiborna de Bacalhau
Wine Bar Misto de Pastel de Bacalhau
Há Piteu Mimos da Avó
Um Electrico Chamado Tágide Carne à Ribatejana com pickles e geleia de pimentos
Reviravolta Divina Mar e Terra

 

Deixar uma resposta