100 anos de Arte Portuguesa no Museu Machado de Castro

arte_partilhadaUma seleção de obras de autores portugueses, com produção artística entre os anos de 1884 e 1992 pode ser vista até ao final de setembro no Museu Nacional de Machado de Castro. Arte Partilhada Millennium BCP – 100 Anos de Arte Portuguesa nos 100 Anos do Museu Nacional de Machado de Castro é uma mostra de pintura itinerante, promovida pelo Millennium bcp, que pode ser vista, de forma gratuita em Coimbra.

Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Columbano Bordalo Pinheiro, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Cesariny, Nadir Afonso, Paula Rego e Vieira da Silva são alguns dos pintores que terão na exposição as suas obras representadas.

As obras expostas integram ainda, em reprodução fotográfica, um catálogo com textos da historiadora de arte Raquel Henriques da Silva.

001-mnmc (3)Fundado em 1911, o Museu abriu ao público, pela primeira vez, em Outubro de 1913. Foi seu fundador e primeiro diretor António Augusto Gonçalves, que lhe atribuiu o nome de Machado de Castro, como forma de homenagear o escultor, nascido em Coimbra em 1731. Recentemente, o Museu recebeu obras de ampliação e requalificação que constituem a maior transformação a que foi submetido ao longo da sua história.

A mostra estará patente ao público até 29 de setembro e a entrada é livre.

Texto de Tânia Fernandes
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta