10º Mercado Medieval de Óbidos arrancou hoje

A 10ª edição do Mercado Medieval de Óbidos arranca já amanhã e vai decorrer até dia 24 de Julho, de quinta-feira a domingo, na Cerca Velha – antigo campo de treino de cavaleiros e escudeiros do reino,com o tema em redor da figura da Rainha Santa Isabel. Por todo o recinto vai ser possível ver cuspidores de fogo, jograis, bobos, músicos, dançarinos, a par de artesãos oriundos dos quatro cantos de Portugal e de outos países da Europa.

A novidade principal desta edição é o Medieval Camp,que permite fazer sentir o ambiente num acampamento medieval. Numa lógica de living history, qualquer interessado pode viver de perto esta vivência, podendo pernoitar e assim ter uma participação activa num acampamento medieval, fazendo uma viagem no tempo, recuando até à Idade Média. Com o Castelo de Óbidos como pano de fundo, o acampamento localiza-se no Terreiro da Pousada.

Os interessados em participar no acampamento terão de fazer reserva e têm ao dispor tendas “Familiares” com capacidade máxima para 2 adultos e 2 crianças e para “Grupos” até 8 adultos. É necessário levar o restante material de campismo. O custo por cada noite/tenda é de 25 euros, acrescido de 5 euros por noite por participante (inclui entrada no evento).

A feira conta com diversos grupos de animação , os AGAPE-Oficina do Tempo, Albaluna (grupo de música folk/tradicional/medieval), Anymamundy (artes circenses, dança, movimento, música, voz e interpretação), ArtFalco – Embaixadores da Natureza “Penas de Falcoeiro” ( mestre falcoeiro, assistente e donzela), Grupo de Danças Antigas da Associação Josefa d’Óbidos (dança da corte medieval e renascentista), Toupeyrosmedyevus (grupo de música e dança do povo), BarbarianPipeBand, Os Cavaleiros do Tempo, Cornalusa, Curinga, Els Berros de la Cort, Espada Lusitana, as Facécias (gracejo picante), os Goliardos (música medieval com pancada à mistura), Guarda do Alcaide (recriação histórica militar), Mendigo Basilius, Salyimbanco da Charneca, Strella do Dia e Teo.

As Actividades da Liça são a oportunidade de ouvir um pouco de história e de aprender a esgrimir com uma espada. O treino de escudeiros é feito individual, em grupos ( quinta e sexta-feira) e com filhos e pais (sábados e domingos).

Diariamente existe o torneio entre cristãos e mouros – “O Juízo dos Deuses”, o Desfile de Cavaleiros e Senhores das Armas e o Torneio em honra da Rainha Santa Isabel e El-Rei D. Dinis.

A feira tem ainda as Ceias Medievais, que pressupõe um número mínimo de 20 participantes. É possível alugar trajes no local por 7 euros.

Existem pacotes especiais com unidades hoteleiras no concelho de Óbidos – Bom Sucesso Design Resort, Leisure and Golf Hotel Stay, Casa das Senhoras Rainhas, Hostel Argonauta, Hospedaria Louro, Casal da Eira Branca e em Porto Novo, o Hotel Golf Mar e o Hotel Rural A Coutada.

O bilhete diário é de 7 euros, o bilhete de 12 dias é de 40 euros. Visitantes trajados pagam 3 euros e  menores de 12 anos têm entrada franca e os munícipe têm entrada franca de quinta-feira a sexta-feira,  e o cartão Via Verde para Cultura – tem entrada gratuita .

O Mercado Medieval vai funcionar até dia 24 de julho, das 17h00 às 00h00, às quintas-feiras, das 17h00 à 1h00 às sextas-feiras, sábados das 12h00 à 1h00 e domingo das 12h00 às 00h00.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta